A formação de uma massa coagulada de sangue dentro do sistema cardiovascular não interrompido é chamada TROMBOSE e a própria massa TROMBO.
O trombo deve ser diferenciado de um coágulo de sangue. Ele é formado por um processo complexo envolvendo a interação da parede dos vasos sanguíneos, elementos constituintes do sangue, notadamente de plaquetas e coagulantes plasmáticos que constituem o sistema sanguíneo de coagulação.
FLEBOTROMBOSE E TROMBOFLEBITE
São duas designações para uma única entidade causada pela formação de trombo nas veias. A trombose dentro de uma veia inevitavelmente leva a alterações inflamatórias dentro da parede da veia, daí o sinônimo TROMBOFLEBITE.
Os fatores que predispõem à tombose venosa e as situações vale a pena relatar que fatores como:
- Insuficiência cardíaca,(associada a retorno venoso);
- Neoplasia ;
- Gravidez ;
- Estado pós-operatório e repouso ou imopbilização prolongada no leito são situações clínicas mais importantes predisposto trombose venosa.
SINAIS E SINTOMAS
As manifestações locais consistem em:
- Edema distal à veia ocluída;
- Cianose e dilatação das veias superficiais;
- Algumas vezes ocorrem calor local, sensibilidade,rubor,edema e dor.
Todavia até mesmo esses sinais podem estar ausentes, pois quando o paciente está acamado e a perna permanece elevada, o edema e a congestão podem ser mínimos ou totalmente ausentes. Não raro, a primeira manifestação da tromboflebite é o desenvolvimento de um episódio embólico.Em verdade, a embolia pulmonar é um dos problemas clínicos mais comuns, sobretudo em pacientes hospitalizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário