segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Isquemia


A isquemia arterial aguda é a interrupção súbita do fluxo de sangue na árteria, impedindo a nutrição dos tecidos. Esta pode ter sido causada:


  • por coagulação do sangue dentro da árteria;

  • por obstrução devido a um êmbolo proveniente da coagulação ou de aneurisma anterior a isquemia;

  • por lesão direta da árteria- lesão esta proveniente de projétil de arma de fogo, arma branca ou de acidente com fratura de ossos.

A isquemia causa uma dor de forte intensidade, acompanhada de formigamento, paralisia, palidez e esfriamento de extremidades. Os sintomas entretanto dependem muito da localização da árteria atingida, bem como da amplitude da região isquêmica.


O TRATAMENTO DA OCLUÃO VARIA CONFORME A CAUSA E O TEMPO DA LESÃO.


Infarto do Miocárdio


O infarto do miocárdio pode ocorrer virtualmente em qualquer idade, mas a frequência sobe progressivamente com a idade. O IM pode ocorrer no muito idoso, bem como nos individuos mais jovens, até presentes situações predisponentes à aterosclerose. Como hipertensão, tabagismo, diabetes, hipercolesterolemia, etc.
De fato existem dois tipos de infarto do miocárdio, com diferentes signifitivos morfológicos e clinicos.O tipo mais comum e mais grave é o infarto transmural no qual a necrose ventricular tem pelo menos 2,5 cm no maior diâmetro.
Primeiramente, o infarto transmural é considerado mas o que deve ser enfatizado logo de inicio é a lesão isquêmica.O evento inicial é uma alteração repentina na morfologia de um ateroma estenosante, isto é, hemorragia,fissura ou ulceração.